Spam
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Spam
Os spam em alguns pontos se assemelha a outras formas de propaganda, como
a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a
ligação telefônica ofertando produtos. Porém, o que o difere é justamente o que
o torna tão atraente e motivante para quem o envia (spammer): ao passo que nas
demais formas o remetente precisa fazer algum tipo de investimento, o spammer
necessita investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos
objetivos e em uma escala muito maior.
A Internet causou grande impacto na vida das pessoas, tornando-se um
veículo de comunicação importante, evoluindo para revolucionar a maneira de
fazer negócios e buscar e disponibilizar informações. Ela viabiliza a realidade
da globalização nas diversas áreas da economia e do conhecimento. Por outro
lado, esse canal acabou absorvendo diversas práticas, boas e ruins.
O spam é uma das práticas ruins. Ele ficou famoso ao ser considerado um
tormento para os usuários de e-mail, impactando na produtividade de
funcionários e degradando o desempenho de sistemas e redes. No entanto, poucos
se lembram de que já enfrentaram algo semelhante, antes de utilizar o e-mail
como ferramenta de comunicação.
As cartas de correntes para obtenção de dinheiro fácil, encontradas nas
caixas de correio, as dezenas de panfletos recebidos nas esquinas e as ligações
telefônicas oferecendo produtos são os precursores do spam. A principal
diferença, extremamente relevante, é o fato de que para enviar cartas ou
panfletos e ligar para nossas casas, o remetente tinha de fazer algum
investimento. Este muitas vezes inviabilizava o envio de material de propaganda
em grande escala.
Com o surgimento e a popularização da Internet e, conseqüentemente, do uso
do e-mail, aquele remetente das cartas de corrente ou propagandas obteve a
oportunidade e a facilidade de atingir um número muito maior de destinatários.
Tudo isso com a vantagem de investir muito pouco ou nada para alcançar os
mesmos objetivos em uma escala muito maior. Por essa razão, esse é um dos
maiores motivadores para o envio de spam.
Desde o primeiro spam registrado e batizado como tal, em 1994, essa
prática tem evoluído, acompanhando o desenvolvimento da Internet e de novas
aplicações e tecnologias. Atualmente, o spam está associado a ataques à
segurança da Internet e do usuário, propagando vírus e golpes. Tão preocupante
quanto o aumento desenfreado do volume de spam na rede, é a sua natureza e seus
objetivos.
O spam ganhou popularidade, é tema tratado em vários sites e protagonista
de notícias na imprensa, muitas vezes abordando mecanismos de prevenção ou
defesa. O combate ao spam e o desenvolvimento de mecanismos de prevenção e
proteção tornaram-se serviços de destaque oferecidos por provedores de acesso e
empresas fabricantes de software/hardware.
Toda essa movimentação em torno do tema fez com que surgissem diferentes
fontes de informação e muitas controvérsias a respeito do spam. Não é por acaso
que tornou-se um assunto quase sempre acompanhado de polêmicas. Com o objetivo
de ser uma fonte de referência idônea, imparcial e embasada tecnicamente é que
foi criado o site Antispam.br. Ele tem o compromisso primordial de informar o
usuário e o administrador de redes sobre o spam.
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